Dicas de Cortinas para salas pequenas

16
Dicas de decoração
23 de setembro,2016

Decorar salas pequenas é sempre uma missão difícil, que intriga até os mais famosos arquitetos e decoradores. Afinal, como planejar em uma sala tão pequena, como nos apartamentos atuais, um ambiente aconchegante, que permita o descanso após um dia cansativo de trabalho, confortável, perfeito para assistir a um filme em família, e ainda elegante e funcional, tornando ainda mais gostoso aquele bate papo entre amigos?

Cortina de linho natural com prega franzida e persianas de madeira ao fundo

Pensando nisso, criamos esse post! Com várias fotos de salas pequenas e comentários de especialistas para você não ter dúvidas sobre qual cortina escolher para seu apartamento.

Cortina de voil liso e xale de tafetá

Você pode até não acreditar, mas a sala da foto acima possui apenas 2,80m de largura. Efeito incrível, que é obtido com as áreas bem divida. Destaque para a iluminação indireta no detalhe de gesso, que delimita a área de descanso e cria belíssimas linhas horizontais, e a iluminação direta sobre o espelho e o painel de televisão.

A cortina, por sua vez, contribui para deixar o ambiente mais aconchegante e destacar os tons predominantemente beges da sala. Nessa cortina foram utilizados três tecidos: como forro um blackout semi-tecido, que traz conforto luminoso, no centro um voil liso branco, que contrasta com a sala bege, proporcionando vida e cor a todo o ambiente, e, por último, um belíssimo xale de tafetá com pregas franzidas, que criam volume ao tecido com suas ondas irregulares, mas não roubam muito espaço, como outras pregas de cortina.

Cortina voil liso com pregas macho

Nesta segunda sala a cortina funciona muito mais que só como uma peça decorativa, mas também como um filtro da luz do sol, que ilumina todo o ambiente, enriquecendo as almofadas, os abajures de cristal na mesa lateral, os quadros coloridos e as linhas horizontais presentes no painel de televisão, essenciais para amplitude do ambiente.

Para a confecção da cortina foi utilizado apenas um voil liso com pregas macho, fixado por argolas em um belíssimo varão cromado logo abaixo do teto. Sem dúvidas, uma das melhores opções para quem não possui um cortineiro (sanca) de gesso.

Cortina de linho com pregas wave

Nesta terceira foto a decoração da sala pequena traz uma proposta diferente, uma decoração discreta, mas elegante, ideal para homens que moram sozinhos. Por isso, foram utilizados basicamente três tons: pretos, cinzas e azuis, cores se completam proporcionando uma impressão sóbria, confiável e alegre.

Esta cortina possui função similar à foto anterior, de iluminar o ambiente, mas foi utilizado tecido mais nobre, um linho acinzentado, confeccionado com pregas wave, que formam ondas perfeitamente desenhadas do piso ao teto, que ampliam o pé direito. A fixação foi feita com trilho suíço diretamente dentro do cortineiro de gesso, que esconde completamente o cós da cortina, que são as costuras da parte superior.

Cortina de gaze de linho como xale e ao fundo cortina romana

Nesta quarta sala foram utilizas cortinas de gaze de linho como um xale, na frente, e a na parte de trás cortinas romanas brancas, que possuem belíssimas linhas horizontais que ampliam o ambiente. As paredes laterais completam a cortina com um revestimento de parede refletivo, que é o mesmo material utilizado em fachadas. Depois do revestimento, os espelhos (à direita) também contribuem para ampliar o ambiente.

Onde você encontra Cortinas em Londrina

Casa Criativa
Telefone: (43) 3323-8111
Rua Porto Alegre, 605 - Londrina - PR