Tipos de papéis de parede

18
Dicas de decoração
12 de janeiro,2017

Diferentes tipos e qualidade de papel de parede

Procurando papéis de parede, provavelmente observou que existem diversas qualidades de papéis, entre texturas, espessuras e materiais os quais são compostos, que resultam em diferenças expressivas de preços. Normalmente esses papéis são classificados entre papéis de parede laváveis, ou vinílicos, e papéis de parede não laváveis, ou vinilizados.

No entanto, essa classificação não é adequada, pois não diferencia as diversas variedades de papéis de parede vinílicos, que são erroneamente chamados de laváveis. Com isso, enquanto alguns rolos de papéis vinílicos (ou laváveis) contendo 5 m² podem custar apenas R$80, outros com a mesma medida podem custar mais de R$1.000, dando a falsa impressão que tratam-se de produtos com qualidade idênticas, só mudando o preço.

Pensando em desmistificar essa inadequada classificação de papéis de parede, que é repetida por diversos revendedores e importadores em todo o Brasil, a Casa Criativa montou esse post em conjunto com a Associação dos Fabricantes de Papéis de Parede da América do Norte, ou W.A. (Wallcoverings Association).

 

Papéis de parede vinilizados (flocked wallpaper)

Papel de parede vinilizado

Os papéis vinilizados, que são internacionalmente conhecidos como papéis de parede flocados, são os mais tradicionais do mercado e existem há séculos. São feitos de papel puro e podem receber acabamentos de verniz ou espuma expandida em suas estampas.

Por sua composição, tem durabilidade esperada de no máximo dois anos, podendo desbotar e danificar facilmente com o atrito. Além disso, não são recomendados para aplicação em paredes que incidam sol da tarde, pois seu ressecamento pode causar danos ao acabamento da parede, em uma futura remoção do papel de parede.

Entre os catálogos de papéis de parede disponíveis nessa qualidade, vale citar o book Classique e o Relevos.

 

Papel de parede revestido com vinil (vinyl coated)

Papel de parede revestido com vinil

Os papéis de parede revestidos com vinil são um dos primeiros tipos de papéis de parede vinílicos. São feitos a partir de papel revestido com fina uma camada protetora de vinil acrílico ou PVC, sendo muito mais resistentes e duráveis que os papéis de parede vinilizados, mas ainda com um custo muito acessível.

Porém, entre os papéis de parede vinílicos, esses são os papéis de parede mais sensíveis à abrasão e à umidade, devendo-se tomar tanto cuidado quanto os papéis vinilizados durante seu uso e limpeza.

 

Papéis de parede de vinil sólido (paper backed vinyl or solid vinyl)

Papel de parede de vinil sólido

Sem dúvidas, esses são os papéis de parede mais encontrados nas lojas especializadas em papéis de parede. Por sua qualidade, os papéis de parede de vinil sólido são muito duráveis, porque extremamente resistentes à abrasão, sendo alguns classificados até como escováveis.

Esse papel de parede é composto de uma película sólida decorativa de material vinílicos, que é normalmente laminada sobre uma base de papel. Por sua face decorativa ser composta de uma película sólida de vinil, sua face decorativa é impermeável. Assim, podem ser utilizados em ambientes húmidos como banheiros e lavabos, desde que sejam muito bem ventilados, e os papéis não recebam contato direto com agua, principalmente nas suas emendas.

Entre os papéis disponíveis na Casa Criativa, a maior são papéis de parede de vinil sólido. Entre os mais notáveis, vale citar: Regent, Amaze, Isola e Abby Rose.

 

Papel de parede com base de tecido (fabric backed vinyl or non wovem)

Papel de parede Non Woven

Os papéis de parede com base de tecido são construídos com uma camada de tecido non wovem laminadas sob uma película sólida de vinil, onde estarão as estampas e os acabamentos decorativos.

Sua forma de construção é muito parecida com o papel de parede de vinil sólido, mas com a vantagem de utilizar tecido no lugar de papel, sendo muito mais resistente a umidade e à abrasão. Outra grande vantagem dessa tecnologia é que as emendas entre as faixas de papel ficam muito mais ocultas, devido a sua estabilidade dimensional.

Assim, os melhores papéis de parede disponíveis do mercado possuem base de tecido, podendo ser identificados pela descrição “non wovem” quem vem em seus rótulos. Na Casa Criativa, são alguns desses papéis os books: Sonata, Imagine, Sibelius, Urban Chic, Barbara Becker, entre outros.

 

Outros tipos de papel de parede

Papel de parede Mica

Além dos quatro tipos de papel de parede já comentados, existem inúmeros outros, cada um com características próprias.

Alguns, ao contrário de utilizarem lâminas decorativas de vinil sólido sobre a base de tecido non woven, utilizam seda e linho como lâmina decorativa. Outros, utilizam substratos naturais, como pedras de mica. Já outros, utilizam lâminas de metais, como bronze.

Porém, de forma geral, todas as outras formas de papel de parede surgem a partir do papel de parede com base de tecido, cuja tecnologia permite criar as mais diversas estampas e texturas.

 

Onde você encontra

Casa Criativa Londrina
Telefone: (43) 3323-8111
Rua Porto Alegre, 605 - Londrina - PR